≡ Menu

COMO FAZER BACKUP COMPLETO DO WORDPRESS

img

Fazer o backup completo do WordPress é uma obrigação a qualquer blogueiro. Alias, ter o backup de seus arquivos mais importantes é uma obrigação de qualquer usuário de computador. Mas como fazer isto? Quais arquivos tenho que fazer backup? Como fazer com que meu backup completo do WordPress seja automático? É isso que irei tratar neste artigo.

MOTIVOS PARA FAZER BACKUP COMPLETO DO WORDPRESS:

Ambiente de homologação: Possuir um ambiente para testes é fundamental para que você não seja surpreendido quando efetuar uma atualização em seu template, seja a nível de plug-in ou a nível de código/configuração. Para isso você precisará ter uma instalação local do WordPress. Além disso, sua instalação local do WordPress precisará ser uma cópia fiel de seu blog. É ai que entra o backup completo do WordPress.

Restaurar seu blog para um estado anterior: Digamos que aconteça alguma coisa com seu blog e que você seja obrigado a repara-lo a um estado anterior. Como por exemplo: Seu blog foi invadido e teve seus arquivos apagados e/ou sua base de dados corrompida. Você não usou seu ambiente de homologação para testar um plug-in e ao instalar o mesmo começou a apresentar algum problema em seu template. Porem, mesmo com a desinstalação do mesmo o problema permaneceu. E por ai vai… Novamente apenas com o backup é que você irá conseguir se recuperar do estrago.

Transferir seu blog para outra hospedagem: Quando você transfere seu blog para outra hospedagem terá que levar consigo todos os arquivos e posts de seu blog. Isso somente será possível através de um backup completo do seu WordPress.

Rapidamente dei três motivos para que você comece de uma vez por todas a fazer o backup completo do WordPress constantemente. Para alcançarmos os objetivos supracitados, precisamos definir alguns objetivos específicos, que são:

  • Proteger arquivos: aqui estamos falando do de todos os arquivos referente ao template e as mídias (imagens, vídeos, arquivos, etc.) utilizadas em nossos posts e blog, ou seja, será a pasta “/wp-content”
  • Proteger informações: aqui estamos falando dos seus posts, tag, categorias, etc., ou seja, será seu banco de dados MySQL.
  • Proteger configurações: aqui estamos falando das configurações feitas no painel do WordPress, configurações de acesso ao banco (wp-config.php) entre outros, ou seja, algumas configurações estarão presentes no seus próprios arquivos do WordPress e outras no próprio banco de dados MySQL.

Esses objetivos específicos servirão para definirmos o que no nosso WordPress é importante ter backup. No primeiro objetivo especifico “Proteger arquivos”, a sua importância é alta, sempre que tivermos um novo post em nosso blog, deveremos ter um backup da pasta “/wp-content”, a menos que você não tenha inserido em seu blog nenhuma mídia. Também sempre que o blog sofrer alguma alteração em seu template, deverá ser feito backup. Já o item “Proteger informações” é o objetivo mais importante de seu blog, pois, nele consta o seu conteúdo intelectual (posts), recomendo um backup diário para ele. O item menos importante é o “Proteger configurações”, haja visto que 99% das configurações de seu blog estão armazenadas em seu banco MySQL, então ao fazer o backup do objetivo “Proteger informações” automaticamente estará fazendo o backup das configurações de seu blog. Caso haja algum problema nos arquivos do WordPress, basta efetuar a reinstalação do mesmo e o problema será resolvido. Dessa forma, não se faz necessário possuir backup desses arquivos. Recomendamos porem, que seja feito backup do arquivo “wp-config.php”, pelo menos sempre que o mesmo tiver alteração.

Agora vamos ao que interessa, as ferramentas:

BAIXANDO E INSTALANDO O PLUG-IN:

O melhor plug-in que conheço atualmente para backup completo do WordPress é opainel-ezbackup EZ Backup. Ele funciona perfeitamente na versão mais atual de nosso CMS (WordPress 3.2.1). Após a sua instalação e ativação, será criado um painel de configuração do mesmo no canto inferior do WordPress. Para configurar o plug-in iremos clicar na opção “EZ Backup”, para fazer o backup agora, clicaremos em “Run backup” e para programar que o backup completo do WordPress aconteça constantemente iremos clicar em “Scheduling”.

CONFIGURANDO O PLUG-IN EZ-BACKUP:

Vá até o painel de configuração do plug-in de backup completo do WordPress EZ Backup e clique na opção “EZ Backup” para configura-lo:

EZ-BACKUP

  1. Qual é seu diretório de backup: Informe o diretório que você quer efetuar a cópia. Será feita a cópia completa de todos os arquivos presente neste. Recomendamos que seja informado aqui seu diretório até a pasta “/wp-content”.
  2. Qual é o nome do seu banco de dados: Informe o nome do seu banco de dados. Esta informação poderá ser pega no arquivo “wp-config.php” na tag ‘DB_NAME’.
  3. Qual é o nome que você quer dar ao seu arquivo de backup: Informe o nome que você quer dar ao arquivo de backup, após o nome será colocado o ano seguido do mês e do dia.
  4. Onde será salvo seu backup: Informe o diretório no servidor de sua hospedagem na qual será salvo o arquivo de backup. O próprio EZ Backup lhe sugeri um diretório automaticamente. Recomendo manter esse diretório sugerido, caso prefira, altere para outro.
  5. Qual seu e-mail para receber alerta: Informe um e-mail, na qual sempre que um backup ocorrer você será avisado. Sugiro criar um e-mail no Gmail, assim, você poderá armazenar seus backup lá. Porem, o Gmail aceita apenas 25mb em anexo.
  6. Enviar backup no anexo do e-mail: Marcando esta opção, além do alerta você também recebera em anexo do e-mail o arquivo de backup.
  7. Host do banco SQL: Essa informação poderá ser coletada no arquivo “wp-config.php”, procure pela tag DB_HOST.
  8. Nome de usuário de acesso ao banco SQL: Essa informação poderá ser coletada no arquivo “wp-config.php”, procure pela tag DB_USER.
  9. Senha do usuário de acesso ao banco SQL: Essa informação poderá ser coletada no arquivo “wp-config.php”, procure pela tag DB_PASSWORD.

DICA: Caso queira fazer apenas o backup do seu objetivo especifico “proteger informações”, ou seja, do banco de dados, basta no item 1, informar um diretório vazio :).

Feito essas configurações, salve clicando em “Save Settings” e para iniciar o backup agora clique em “Create Backup” ou no painel do EZ Backup, clique em “Run Backup”. Abrirá uma janela igual a janela abaixo informando o status de cada etapa de backup.

EZ-BACKUP

EZ-BACKUPCaso ocorra algum problema, veja através dos logs se existe alguma pista do problema. Se o backup ocorreu com sucesso, você deverá receber no mesmo instante um e-mail com o anexo do backup. (caso assim o tenha configurado.

EZ-BACKUP

CONFIGURANDO O PLUG-IN EZ BACKUP :

Agora que vocês já sabem fazer o backup, precisamos responder nosso terceiro objetivo geral, que é programar o plug-in EZ Backup para fazer automaticamente os backup completo do WordPress para nós. Para isso, vá até o painel de configuração do EZ Backup e clique em “Scheduling”. Seu host deverá ter suporte a crontab, caso contrario você não conseguirá usar esta feature do EZ Backup. Para saber se seu host possui suporte, basta fazer o teste abaixo:

EZ-BACKUP

Feito o teste acima e confirmado que seu host possui suporte ao crontab então basta efetuar a configuração de sua tarefa agendada de backup. NO exemplo abaixo, coloquei para iniciar todas as segundas-feiras a meia noite:

EZ-BACKUP

Clique em “Generate Command”, o código gerado devera ser copiado para a caixa que aparece logo em seguida.

EZ-BACKUP

Clique então em “Save Schedule”.

Feito isto seu blog estará protegido a qualquer problema eventual que possa ocorrer :-). E você, já teve problemas na qual precisou recorrer a um backup para salva-lo?

NEWSLETTER

Receba por e-mail nossos últimos posts.

{ 1 comment… add one }
  • prafaelo 08/04/2012, 23:55

    Não reparem o “saponerd” ali, é que esse era meu outro blog, esse artigo eu escrevi, mas, nunca chegou ser publicado. Dúvidas estou a disposição :).

    Reply

Leave a Comment