≡ Menu

PASSANDO PARAMETROS NA URL DO GOOGLE

img

Você já pensou em poder fazer uma pesquisa no Google e enviar esse resultado para alguém? Acontece que se pesquisar alguma coisa  no Google a URL ficará imensa, certo? Nesse pequeno artigo vou ensinar como conseguir pesquisar passando parâmetros na URL do Google de forma a ter uma URL pequena, objetiva e que represente o resultado que vocês está visualizando.

Existe um site que faz algo parecido, é o site LMGTFY. Essa ferramenta é bem bacana, você efetua a pesquisa nela e salva essa pesquisa em um link encurtado ou em sua própria URL passando apenas as palavras chaves. Exemplo de pesquisa feita no LMGTFY:

http://pt-br.lmgtfy.com/?q=site:prafaelo.com

Quando você entra no link acima, aparece uma gravação em flash da sua pesquisa feita e depois LMGTFY o redireciona para o site do Google com essa pesquisa. Muito legal, mas, por usar links encurtados ou mesmo por usar seu domínio próprio na URL criada, o link gerado pela ferramenta não tem credibilidade e pode não ser seguro. Quem garante que o link encurtado que alguém lhe enviou irá direcionar ao site LMGTFY? E mesmo que direcione, quem garante que essa ferramenta não possui algum código malicioso? Para nos livrarmos desses riscos o ideal é usarmos a própria engine do Google. Veja abaixo como fazer tudo isso.

DEFININDO TODOS OS IDIOMAS:

http://www.google.com/#q=site:prafaelo.com

Veja que para pesquisar qualquer termo, basta apenas passar o parâmetro [q=]. Já [site:] é apenas um comando de pesquisa do Google, que significa, pesquisar apenas nesse site. Como eu estou usando o domínio internacional “google.com”, por default, a engine irá pesquisar os termos dando prioridade ao resultado do Google em inglês.

DEFININDO O IDIOMA PORTUGUÊS:

http://www.google.com.br/#q=site:prafaelo.com

Existem duas formas de fazer isso. A primeira é usar na pesquisa o domínio do Google “.com.br”, dessa forma, a engine irá dar prioridade aos resultados na língua português Brasil. A segunda é passar como parâmetro na URL o seguinte comando: [&hl=]. Onde o seu valor poderá ser: pt-br (Brasil), en (inglês), etc. Veja abaixo um exemplo para a pesquisa “teste” em português Brasil.

http://www.google.com/#q=teste&hl=pt-br

DEFININDO A PAGINA INICIAL DO RESULTADO:

Digamos que eu quero pesquisar pelo termo “prafaelo.com”, cujo os resultados sejam em inglês e que mostre a terceira pagina de resultados. Para fazer isso é muito fácil, basta adicionar o parâmetro [&start=], na qual seu valor vai de 10 em 10, onde 10 significa que o resultado será na segunda pagina, 20 na terceira pagina, e assim sucessivamente. Veja:

http://www.google.com/#q=prafaelo.com&hl=en&start=30

Esses são apenas os parâmetros mais comuns, existem dezenas possíveis de serem passados na URL do Google.

NEWSLETTER

Receba por e-mail nossos últimos posts.

{ 0 comments… add one }

Leave a Comment